A inadimplência pode ser causada por diversos fatores: a insatisfação do cliente por ver que o serviço contratado não foi entregue como o combinado, esquecimento da data do pagamento, o cliente não se organizou financeiramente para liquidar todos os valores devidos, dentre outros motivos. Seguem algumas dicas de como cobrar um cliente, evitar a inadimplência e não estragar sua relação comercial com essas pessoas e empresas.
A primeira coisa a ser considerada é que, infelizmente, a inadimplência é um problema e somente as empresas que possuem apenas a forma de pagamento à vista como opção é que poderão evitá-la (mas isso implica em abrir mão de conquistar outros bons clientes por conta dessa restrição). Apesar de ser um problema inevitável, temos mecanismo para diminuir a taxa de inadimplência. Então, vamos às dicas:
Conheça e atenda bem seus clientes
Uma vez que o cliente encontrou um parceiro (e não mero fornecedor) que entenda e atenda suas necessidades dentro do prazo estabelecido e com um preço justo, dificilmente ele sentirá necessidade de encontrar outro fornecedor. Afinal, há custos e riscos envolvidos na seleção. Por exemplo: ele gastará tempo para fazer novas pesquisas, pedir evidências de que o produto e o novo fornecedor são bons e ainda há o risco de atraso nas entregas, entre outros. Enfim, existe um gasto de tempo e até de dinheiro ao romper a relação com um bom parceiro de negócios. Por isso, cultivar uma boa relação com eles e atendê-los bem é importante para fidelizá-los.
Tenha um pós-vendas
Sua equipe pode agendar um contato (via telefone) com seu cliente alguns dias antes do vencimento do primeiro pagamento, pesquisando sua satisfação e reforçando o prazo. Algumas perguntas podem ser feitas, como, por exemplo:
Com certeza, seu cliente vai ficar impressionado com a eficiência de sua empresa e você saberá as intenções do cliente em pagar ou não pelo serviço e poderá tomar algum tipo de atitude.
Utilize boletos para cobrar os clientes
Boletos facilitam a identificação do pagamento em sua conta, inibem o atraso por parte dos clientes (pois podem conter instruções sobre cobrança de juros e multa) e são um documento que pode ser enviado como título para protesto. Certamente, seu cliente se esforçará ainda mais para manter os pagamentos em dia.
Use a tecnologia
Tenha um controle rígido sobre os vencimentos e recebimentos das parcelas, seja por meio de um software de gestão empresarial ou por uma planilha. Isso permite que você tome ações imediatamente e evita uma inadimplência prolongada.
Mas como cobrar um cliente que já estiver inadimplente?
Separei 3 dicas de como cobrar um cliente que já está inadimplente sem deixá-lo constrangido:
Faça o primeiro contato por e-mail
Se o seu cliente já está com o pagamento atrasado, faça o primeiro contato por e-mail e de maneira formal. É um meio impessoal de cobrança e seu cliente não se sentirá constrangido. Às vezes, o atraso ocorreu por uma desorganização do cliente e, após ler seu e-mail, ele entrará em contato para regularizar a situação ou pagará a dívida.
Faça a cobrança
Se o primeiro contato por e-mail não surtiu resultado, entre em contato por telefone e negocie com seu cliente. É importante que você já tenha em mãos algumas alternativas para oferecer, assim o cliente não terá muitas “desculpas” para não aceitar uma delas e cumprir com sua obrigação de efetuar o pagamento.
Descubra o que causou o atraso no pagamento
Falha na entrega do serviço, mercadoria com defeito, desorganização e problemas com o fluxo de caixa do cliente? Sabendo a causa do atraso, você terá diversas maneiras de auxiliá-lo e ele perceberá que você não o está cobrando, mas ajudando-o a resolver o problema. Nesse momento, ele passará a enxergá-lo como parceiro e a questão do atraso ficará a um passo de ser solucionada.
Tenho certeza que, se você colocar essas dicas em prática, a rentabilidade do seu negócio aumentará e a inadimplência cairá.
Fonte: Guia do Empreendedor
Todos os direitos reservados © Moreira Cesar & Krepp Sociedade de Advogados 2022 | Desenvolvido por Inova House