O mundo do empreendedorismo conta com muitas dificuldades a serem enfrentadas. Entre elas estão as altas cargas de tributos, visto que o Brasil é um dos países que mais cobram impostos. Além disso, a legislação tributária do país é bastante complexa.
Por conta disso, principalmente os pequenos empresários sofrem contratempos para administrar e manter o funcionamento de seus negócios. Entretanto, existem algumas medidas possíveis para reduzir a quantidade de impostos pagos pela empresa. Confira quais são.
Regime tributário correto
No Brasil existem diferentes tipos de regime tributário e é a partir deles que se afirma a base de tributos na qual a empresa irá trabalhar. Por isso, é necessário escolher corretamente o regime que melhor se adeque ao seu modelo de negócio. Isto proporcionará maior planejamento e controle dos impostos a pagar.
Terceirização de atividades
As contratações aumentam a carga tributária de uma empresa e também promovem o aumento da produtividade e outros benefícios. Porém, cabe fazer uma análise de quais são os serviços não essenciais para a organização, como limpeza e segurança, e assim realizar a terceirização de tais atividades.
Redução do pró-labore
Uma estratégia muito utilizada pelas empresas é a diminuição do pró-labore pago aos sócios e administradores, já que sobre eles incidem impostos de renda e contribuição previdenciária. Além disso, o antecipamento dos dividendos é outra forma de diminuir a carga tributária.
Gestão tributária profissional
Talvez esta seja uma das principais medidas para a redução de impostos pagos por uma empresa. Ter um bom planejamento e uma gestão tributária profissional são essenciais para manter os pagamentos e obrigações em dia, fazer decisões estratégicas, evitar gastos desnecessários e usufruir de benefícios fiscais.
Sendo assim, é possível reduzir a carga tributária do negócio e manter-se dentro da legalidade. A utilização dessas técnicas pode melhorar a saúde financeira e auxiliar no desenvolvimento da organização.
Todos os direitos reservados © Moreira Cesar & Krepp Sociedade de Advogados 2022 | Desenvolvido por Inova House