Atualmente, o mundo em que vivemos é movido a dados, em todos os âmbitos possíveis. Por isso, não são apenas as pessoas que precisam se preocupar em ter e apresentar uma boa reputação, mas também as empresas que têm muito a ganhar com programas internos de integridade.
Neste contexto se insere o compliance criminal, uma prática crescente no Brasil após a publicação da Lei Anticorrupção (nº 12.846/2013), a qual algumas práticas e delitos corporativos passam a ser vistos como ameaças além dos muros das organizações.
Esta prática, efetivada por meio de auditorias internas, vai além da conformidade pura e simples, e seus benefícios contam com os preceitos contidos na legislação.
Ao prevenir e identificar possíveis crimes, o compliance criminal funciona como um seguro, trabalhando para que o pior não aconteça. Mas, caso aconteça, os danos deste acidente não representam a derrocada da marca ou empresa, mantendo o seu prestígio.
A forma mais vantajosa de se tocar um negócio inclui necessariamente a adoção de compliance, que começa pela implementação de diretrizes proibindo condutas nocivas, seja por parte de colaboradores, gestores ou líderes, capazes de trazer prejuízos para a organização, até mesmo na esfera penal.
Os segmentos mais vulneráveis a violações são o tributário, fiscal e contábil, muitas vezes envolvendo casos de sonegação, desvios, fraudes e lavagem de dinheiro, mas isto não significa que a compliance criminal atue estritamente nestes departamentos.
Na verdade, ele abrange todas as atividades de uma empresa, inclusive as desenvolvidas por pessoas físicas, que possuam potencial de levar a organização a ser responsabilizada pela justiça.
Quando se fala em compliance de uma gestão como um todo, a identificação de ameaças criminais só vai adiante quando há comprometimento real com o desejo de agir corretamente. E claro, a inteligência artificial assume um importante valor no momento de manter com sucesso um negócio realmente acima de qualquer suspeita.
Todos os direitos reservados © Moreira Cesar & Krepp Sociedade de Advogados 2022 | Desenvolvido por Inova House