O contrato administrativo é o arranjo entre entidades ou órgãos públicos e privados, que há um acordo com objetivos e atividades recíprocas entre duas ou mais entidades.
Colocam com clareza, a precisão de execução, definem os direitos, administram obrigações e responsabilidades celebradas entre ambas as partes.
Embora os contratos devam ser construídos da forma mais cuidadosa possível, alguns pontos são indispensáveis tanto na elaboração quanto na revisão. Saiba quais são eles!
1. Saiba como funcionamento Licitações
Os procedimentos licitatórios devem ser observados com rigor, pois constituem as regras das mais genéricas às mais específicas sobre o objeto da licitação.
Sendo assim, ao decidir participar, por exemplo, de editais, faz-se imperativo a leitura atenta e recomenda-se o auxílio de profissionais especializados na área para se orientar sobre a melhor forma de participar do processo.
2. Não esqueça de nenhuma documentação
Toda a documentação exigida deve ser apresentada conforme indicado para a celebração do contrato, pois, caso algum item esteja ausente ou irregular, uma das partes poderá se recusar a consolidar o contrato.
3. Esteja disposto a propostas
Como um dos objetivos centrais das empresas está na prática de lucro, durante uma competição em um processo licitatório, usualmente as empresas diminuem essa margem apostando na visibilidade, na garantia de pagamento e na duração do contrato, visando saírem vitoriosas no processo. Contudo, é preciso muita cautela na redução dessa margem para não causar impactos financeiros negativos.
A fim de que sua instituição não corra perigos administrativos, fique por dentro das atualizações sobre contratos e muito mais aqui no MCK Notícias.
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