Com o aumento de empresas em todos os segmentos, ficou ainda mais evidente a importância de ter um diferencial para se destacar entre vários concorrentes.
Mas, quando esse diferencial é obtido, como fazer com que ele não seja espalhado pelos funcionários da sua própria empresa? Aí entra o acordo de confidencialidade, conhecido também como NDA (Non Disclosure Agreement) ou termo de sigilo.
Acordo de confidencialidade, é um documento que visa garantir que informações estratégicas da sua empresa não sejam divulgadas indevidamente.
Nele, o contratado assume o compromisso de não divulgar as informações que tiver acesso em determinado projeto ou serviço que irá prestar, com previsão de punições severas em caso de descumprimento.
Ele deve ser feito o mais rápido possível justamente para cumprir o seu objetivo e evitar que informações de alta importância sejam divulgadas para empresas concorrentes. É mais comum que o acordo de confidencialidade seja feito entre uma empresa e seus prestadores de serviços, mas nada impede que seja feito entre uma empresa e seus funcionários.
Algumas das vantagens desse acordo são:
Na hora de criar um acordo como esse, é necessário especificar qual o tipo de contrato (unilateral, bilateral ou multilateral) e prestar atenção nos mínimos detalhes, como a qualificação das partes e seus representantes legais, quais informações devem ser mantidas em sigilo, o prazo de validade do acordo e a multa para o caso de haver descumprimento.
Por se tratar de um acordo que exige muita cautela, você pode recorrer à ajuda de um profissional da área que seja de sua confiança, para diminuir a chance de erros.
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