Mesmo que seu escritório não seja especializado em consultoria empresarial ou esteja capacitado para oferecer soluções estratégicas aos clientes, é possível propor uma parceria com escritórios de advocacia empresarial para lhe oferecer o serviço de compliance trabalhista.
O compliance trabalhista é um dos programas de integridade mais modernos que existem, promovendo o engajamento dos colaboradores, aumento de produtividade e diminuição de custos empresariais.
A maioria das pessoas e organizações já conhecem ou ouviram falar do compliance, principalmente devido às notícias de corrupção na Administração Pública e em empresas privadas, por causa da exigência da nova lei de licitações, ou ainda, para evitar multas e ações trabalhistas, mas seus benefícios vão muito além destes pontos.
Por isso, neste artigo abordamos alguns dos benefícios do compliance trabalhista, não somente para grandes empresas, mas principalmente, para pequenas e médias, que movimentam a economia do país.
A palavra mais importante quando se trata de reestruturação de uma empresa é estratégia. Tudo deve ser intencional na organização e nada pode acontecer por acaso.
E é o compliance que permite que a empresa construa uma política de remuneração e de produtividade, aplique treinamentos corporativos, faça gestão de terceiros, realize investigações internas, e ainda crie uma estratégia para fazer com que os consumidores escolham seu cliente e o permitam alcançar um espaço maior no mercado. Isso também se aplica à captação de novos investidores para o negócio.
Quanto à imagem e a reputação de uma empresa, o compliance as coloca em outro patamar, pois trata-se de uma atividade empresarial que se importa com valores como ética, transparência e integridade. Tanto os colaboradores ficarão satisfeitos em trabalhar em um ambiente que os valoriza, quanto os consumidores comprarão e voltarão a comprar produtos ou serviços de uma empresa que se importa com o ser humano.
Através da preocupação sobre o bem-estar e a valorização do trabalhador por meio das práticas de compliance, há uma melhoria na cultura organizacional, o que fará com que os trabalhadores passem a ter os mesmos valores, missão e visão, e trabalhem em sinergia com os demais.
Além de melhorar o ambiente de trabalho para o funcionário, uma vez que boa parte de seu dia será gasto em um local livre de opressão, assédio e stress, o trabalhador se torna agente de construção de uma sociedade mais empática, livre e feliz, refletindo aquilo que vive no ambiente de trabalho.
Com a aplicação do compliance trabalhista, há uma gama de controles internos sobre os riscos inerentes à atividade, a exemplo de consultas sobre condutas em relação aos trabalhadores, de gestão de terceiros e outros.
Além disso, com controles internos, diminui-se o índice de fraude ou outros riscos que a empresa possa correr, como responsabilização por esses terceirizados na Justiça do Trabalho.
Com estratégia e adequação da empresa às normas trabalhistas e àquelas aplicadas ao seu objeto, haverá uma mitigação de multas e ações judiciais, inclusive trabalhistas. E claro, caso haja, a empresa possuirá mais estratégias para se defender.
Entretanto, os benefícios do compliance trabalhista só são obtidos se houver apoio da alta administração, que são os proprietários ou os responsáveis pelos resultados da empresa. E caso você não domine todas as ferramentas de compliance trabalhista, busque parceiros pois os ganhos serão enormes.
Todos os direitos reservados © Moreira Cesar & Krepp Sociedade de Advogados 2022 | Desenvolvido por Inova House