Você sabia que, em 2021, cerca de 11 mil pequenos negócios exportaram seus produtos ou serviços, dentro do universo de 30 mil empresas brasileiras? Apesar da representatividade – em torno de 40% – as micro e pequenas empresas ainda enfrentam desafios para se tornarem competitivas no mercado internacional. O valor exportado pelos pequenos negócios não chega a 1% do total, que somou R$ 27,2 bilhões no mês de outubro, segundo números do Ministério da Economia.
Segundo o analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Gustavo Reis, a cada ano, em média, 1 mil micro e pequenas empresas brasileiras expandem seus negócios para fora do país. Em 2021, o número de pequenos negócios com esse perfil aumentou 8% em relação ao ano anterior, quando 10.349 empresas venderam para fora do Brasil. De acordo com Gustavo, atuar no mercado internacional não é algo pontual, é preciso que a exportação faça parte do processo de planejamento estratégico do negócio, desde o recebimento do pedido, à distribuição, até o pós-venda.
Confira agora os principais passos para internacionalizar os negócios:
Inserir a exportação como parte do modelo de negócios é fundamental para vender seus produtos ou serviços no mercado internacional. Além disso, é importante garantir que essa estratégia seja disseminada entre todos os colaboradores, para que se torne parte da cultura empresarial.
Antes de expandir seus negócios para outros países, é preciso avaliar se sua empresa possui a capacidade de conduzir a produção de bens ou serviços para o mercado internacional.
Antes de expandir seus negócios para outros países, é preciso identificar quais produtos ou serviços têm condições de enfrentar o mercado internacional de maneira competitiva.
Ao selecionar um mercado internacional para atuar, é importante avaliar as características desse mercado e identificar quais pontos podem favorecer a entrada da sua empresa. Por exemplo, a proximidade linguística pode facilitar a inserção em países de língua portuguesa ou com acordos comerciais com o Brasil.
Avalie as possibilidades de entrar no mercado externo, como por meio de representantes, filiais ou parcerias comerciais, e identifique qual forma é mais adequada para garantir o sucesso da sua empresa no mercado internacional.
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