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Expansão de pequenos negócios para o mercado internacional – Confira essas 5 dicas

23 de março de 2023
Empresarial

Você sabia que, em 2021, cerca de 11 mil pequenos negócios exportaram seus produtos ou serviços, dentro do universo de 30 mil empresas brasileiras? Apesar da representatividade – em torno de 40% – as micro e pequenas empresas ainda enfrentam desafios para se tornarem competitivas no mercado internacional. O valor exportado pelos pequenos negócios não chega a 1% do total, que somou R$ 27,2 bilhões no mês de outubro, segundo números do Ministério da Economia.

Segundo o analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Gustavo Reis, a cada ano, em média, 1 mil micro e pequenas empresas brasileiras expandem seus negócios para fora do país. Em 2021, o número de pequenos negócios com esse perfil aumentou 8% em relação ao ano anterior, quando 10.349 empresas venderam para fora do Brasil. De acordo com Gustavo, atuar no mercado internacional não é algo pontual, é preciso que a exportação faça parte do processo de planejamento estratégico do negócio, desde o recebimento do pedido, à distribuição, até o pós-venda.

Confira agora os principais passos para internacionalizar os negócios:

1- Inclua a exportação no planejamento estratégico da sua empresa

Inserir a exportação como parte do modelo de negócios é fundamental para vender seus produtos ou serviços no mercado internacional. Além disso, é importante garantir que essa estratégia seja disseminada entre todos os colaboradores, para que se torne parte da cultura empresarial.

2- Avalie a capacidade de exportação do seu negócio

Antes de expandir seus negócios para outros países, é preciso avaliar se sua empresa possui a capacidade de conduzir a produção de bens ou serviços para o mercado internacional.

3- Identifique seus produtos e serviços mais competitivos

Antes de expandir seus negócios para outros países, é preciso identificar quais produtos ou serviços têm condições de enfrentar o mercado internacional de maneira competitiva.

4- Selecione o mercado onde seu negócio pode ser mais competitivo

Ao selecionar um mercado internacional para atuar, é importante avaliar as características desse mercado e identificar quais pontos podem favorecer a entrada da sua empresa. Por exemplo, a proximidade linguística pode facilitar a inserção em países de língua portuguesa ou com acordos comerciais com o Brasil.

5- Escolha a melhor forma de entrar no mercado internacional

Avalie as possibilidades de entrar no mercado externo, como por meio de representantes, filiais ou parcerias comerciais, e identifique qual forma é mais adequada para garantir o sucesso da sua empresa no mercado internacional.

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