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Operações de M&A são opções para acelerar o crescimento de empresas

17 de outubro de 2022
Empresarial

O processo de Fusões e Aquisições, conhecido como M&A, é uma prática cada vez mais comum no mundo dos negócios globalizados. O termo abrange transações de consolidação de empresas, utilizadas para promover o crescimento de uma companhia. De acordo com dados da plataforma Dealogic, especialista em finanças, o valor global de M&A ultrapassou em 2021 a marca de US$5 trilhões.

Segundo Michel de Amorim, sócio da Drummond Advisors, existem diferenças entre os processos de fusão e aquisição, porém, ambos possuem o mesmo fim: promover a expansão da corporação – seja de pequeno, médio ou grande porte. “Na fusão, uma ou mais entidades se unem para formar uma nova sociedade, extinguindo assim a existência das anteriores. Já na aquisição, uma empresa adquire o controle da outra, sem a necessidade de criar uma nova sociedade”, explica o empresário.

Em um processo de aquisição a empresa adquirente não precisa necessariamente mudar de nome ou fazer alterações na estrutura societária, diferente do que acontece nas fusões. Os tipos mais comuns de fusões e aquisições são:

Horizontal

É aquele que acontece entre duas empresas do mesmo segmento. Essas operações são muito frequentes entre as organizações que desejam aumentar a presença no mercado e ganhar mais competitividade entre os concorrentes. Por atuarem na mesma área, é considerado mais simples de ser executado.

Vertical

Ocorre em casos de duas empresas que fazem parte da mesma cadeia de produção, mas estão em fases diferentes. Um exemplo de operação desse tipo é quando uma companhia, que é cliente, compra um de seus fornecedores para facilitar o processo de produção.

Complementar

São aquelas realizadas entre entidades que vendem produtos ou serviços que se complementam, como o próprio nome sugere. Exemplo: se uma montadora de carros comprar uma rede de oficinas mecânicas, é possível considerar que houve um M&A complementar.

Extensão

Neste caso, uma empresa compra ou se funde à outra que comercializa os mesmos produtos, mas para clientes finais diferentes. O foco desse tipo de transação está em expandir o alcance para nichos mais segmentados do mercado.

Etapas do processo de M&A

Quanto à execução, Michel de Amorim explica que para que o M&A seja realizado de forma eficiente existem etapas obrigatórias. “O ponto de partida deve ser a análise das empresas em potencial. Depois de feito esse estudo, o próximo passo por parte da empresa que está interessada na fusão ou aquisição é formalizar esse interesse por meio de uma Letter Of Intent (Carta de Intenção)”, explica.

A próxima etapa envolve a estimativa do preço de mercado das empresas envolvidas, o chamado valuation. Esse número deve levar em conta o valor atual do negócio, além de projeções para o futuro. Com os dados em mãos, é possível calcular os riscos envolvidos nessa tratativa.

“Depois de estimado o valuation, chega a vez da due diligence, que é um estudo mais aprofundado sobre as oportunidades e riscos das empresas envolvidas. Essa auditoria é muito importante para que a empresa adquirente se resguarde de possíveis riscos ou complicações que possam surgir a partir de alguma não conformidade, como falhas na política de proteção de dados, por exemplo”, pontua Amorim.

Ele destaca que, além de averiguar o compliance da empresa, também é necessário verificar a viabilidade jurídica da operação. “A empresa deve estruturar as novas regras que os sócios e acionistas deverão seguir e fazer os alinhamentos necessários para que todos os envolvidos estejam de acordo”, explica.

Após as análises e negociações, chega o momento no qual a empresa compradora decide se irá ou não seguir com a transação. “Em caso positivo, a formalização da fusão ou aquisição deve ser realizada por meio de um contrato validado pelo conselho diretor”, comenta o empresário.

Vantagens do M&A

Muitas empresas optam por fazer fusões ou aquisições quando pretendem realizar a expansão em uma localidade específica. Outro fator levado em conta é a ampliação dos serviços oferecidos aos clientes. “O M&A oferece uma opção de crescimento seguro e sustentável ao negócio como um todo. Além disso, realizar esse tipo de operação beneficia empresas que estão em busca de expandir o quadro de funcionários, atrair mais talentos e agregar valor ao empreendimento”, completa.

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