O ano de 2023 traz boas notícias para micro e pequenas empresas que desejam crescer e se destacar no mercado. O setor do comércio teve um final de ano agitado, com diversas datas importantes para o consumo, como o Halloween, a Black Friday, a Copa do Mundo, o Natal e o Réveillon. Para aproveitar as oportunidades do verão e impulsionar as vendas, os pequenos negócios devem investir na diversificação de canais de venda e na ampliação da presença digital, visando oferecer um atendimento de qualidade e uma experiência satisfatória ao cliente.
Segundo Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, as perspectivas para 2023 são as melhores possíveis. Depois da pandemia de Covid-19, o otimismo está no ar e as pessoas querem retomar seus hábitos e se presentear após um período de dificuldades. O especialista destaca a importância da presença digital para todos os tipos de negócios, associada à retomada dos canais presenciais. Além disso, enfatiza a necessidade de focar na experiência positiva do cliente, oferecendo benefícios concretos por meio de uma jornada fluida e resolução rápida de suas demandas.
Em 2023, a higiene continuará sendo um fator importante para os consumidores, legado da pandemia que mudou hábitos e comportamentos. Por isso, é fundamental garantir a higiene em todas as etapas da manipulação de produtos e na prestação de serviços, bem como evitar aglomerações, prática adotada por muitos consumidores. Qualquer segmento que adote conceitos modernos e crie experiências positivas para o cliente terá espaço no mercado em 2023. O momento é de otimismo e de aproveitar as oportunidades para o crescimento dos pequenos negócios.
Todos os direitos reservados © Moreira Cesar & Krepp Sociedade de Advogados 2022 | Desenvolvido por Inova House