O Brasil é um país que possui uma boa relação com o empreendedorismo e com a abertura de novas empresas. Mesmo com a pandemia de COVID-19 afetando e muito a economia, o país contou com mais de 700 mil novas empresas abertas. No entanto, uma das etapas mais importantes e burocráticas de abrir uma nova empresa envolve o registro de sua marca, um processo que pode levar por volta de 2 anos para ser concluído.
Com a grande burocracia e os gastos envolvidos nesse procedimento, alguns donos de empresa acabam adiando o ato de registrar a marca da sua empresa, e isso pode trazer prejuízos enormes. Pensando nisso, vamos apresentar alguns motivos para você encarar esse processo já no início da vida do seu novo negócio.
É um tanto quanto óbvio, mas é importante ressaltar que, com o registro da sua marca, só você pode usá-lo. Uma exceção para essa regra é se a outra empresa pertencer a um segmento distinto do seu, ao não ser quando se trata de uma marca de ampla repercussão, como “Coca-Cola”, por exemplo.
Nós destacamos esse primeiro tópico pois, caso você não faça o registro da sua marca, você terá que enfrentar uma dor de cabeça enorme: a de mudar o nome da sua empresa depois dela já ter se estabelecido no mercado. Isso pode acontecer pois já pode existir uma marca com o mesmo nome no mesmo segmento, o que traria enormes prejuízos em termos de imagem.
Outro ponto interessante de ser abordado nesse mesmo tópico é o da proteção. Como você terá o uso exclusivo da marca ao registrá-la, caso terceiros a usem sem o devido consentimento, você pode proibi-los e até mesmo entrar com uma ação judicial.
Um dos objetivos de empresas que estão começando consiste em captar parceiros para se estruturar financeiramente e poder viabilizar toda a operação. E, para os investidores, todo cuidado é pouco.
Por isso, é interessante registrar a sua marca para dar uma segurança a mais aos investidores, pois um investidor dificilmente irá investir em uma marca sem registro para descobrir meses depois que essa marca já existe no mesmo segmento,
Se você pensa em captar recursos para a sua empresa por meio de franquias, é fundamental que a marca esteja registrada para que o contrato de licença de uso da marca seja feito.
Gostou de saber mais sobre registro de marcas e patentes?
Agora que você já está ciente desses motivos, é fundamental já dar início aos procedimentos de registro de marca devido ao longo tempo do processo. E, caso ainda haja dúvidas, é sempre bom procurar ajuda na área jurídica. O MCK Advogados tem como, uma de suas especialidades, o registro de marcas e patentes.
Todos os direitos reservados © Moreira Cesar & Krepp Sociedade de Advogados 2022 | Desenvolvido por Inova House