Atualizado em 04/06/2020
Acompanhe a série de Entrevistas com empresários, formadores de opinião, políticos e autoridades que são referência em Pouso Alegre e região. Toda terça e quinta, aqui no MCK Notícias COVID-19.
Olavo Bilac Pinto Neto é advogado, produtor rural e político brasileiro, filiado ao Democratas. É atualmente Deputado Federal.
Tendo sido Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais e Secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana nos Governos tucanos em Minas Gerais, sempre trabalhou em prol da população mineira.
A partir de uma visão diferenciada, Bilac Pinto elaborou projetos inovadores, formando novas parcerias com o intuito de gerenciar os resíduos sólidos do nosso Estado. Bilac também abriu portas para grandes projetos nas áreas de saneamento básico, e na implantação de mais de 200 conjuntos habitacionais em Minas Gerais.
Qual a sua avaliação sobre os impactos da pandemia na economia do sul de minas?
Com a paralisação temporária do comércio e o aumento dos gastos públicos para combater o Covid-19, acredito que todas as regiões do país sofrerão com o impacto econômico pós-pandemia, tendo em vista que o PIB Nacional apresentou uma queda de 1,5% no primeiro semestre de 2020.
A Região do Sul de Minas Gerais sempre superou seus desafios com muita criatividade e apoio do Poder Público Estadual e Federal, e agora não será diferente. Atento a esta nova realidade, o Congresso Nacional se dedicou integralmente à aprovação de inúmeras medidas que visam o fortalecimento da nossa economia, um trabalho realizado em parceria com a Assembleia Legislativa, as Prefeituras e Câmaras Municipais, a classe empresarial e toda sociedade civil.
É possível que os governos ainda se alinhem para um equilíbrio para o trato da saúde e economia?
O Governador Romeu Zema vem conduzindo com muita sensatez e espírito público as ações de combate à pandemia, seguindo sempre as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Governo do Estado sempre buscou o alinhamento com o Palácio do Planalto. A saída dos dois últimos Ministros da Saúde, Henrique Mandetta e Nelson Teich, ambos médicos por formação, demonstra que o Governo Federal deve reavaliar suas estratégias de combate ao covid-19, para que possamos caminhar rumo a convergência entre propostas que proporcionem o equilíbrio entre as áreas da saúde e economia.
O que está sendo feito hoje pelo legislativo para ajudar o setor empresarial, desde o pequeno comércio até grandes indústrias?
Ciente dos desafios gerados pela pandemia de COVID-19, o Poder Legislativo estendeu as mãos a todos os nossos empreendedores, sejam de pequenas, médias e grandes empresas ou indústrias.
No intuito de garantir a sobrevivência de empreendimentos e a manutenção dos empregos, o Congresso Nacional colocou em pauta uma agenda extremamente positiva que já resultou na aprovação do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e do Sistema de Prevenção à Insolvência, Projetos de Lei que concederam, além da negociação de dívidas, uma linha de crédito especial de R$ 15,9 bilhões para empresas pedirem empréstimos de valores correspondentes a até 30% da receita bruta obtida no ano de 2019.
Além dos projetos aprovados pela Câmara dos Deputados e Senado Federal, o Poder Legislativo também fez questão de apoiar o lançamento do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, pelo Governo Federal, que criou uma linha de crédito de aproximadamente R$51,2 bilhões para que empresas possam realizar empréstimos, com juros reduzidos, voltados ao pagamento de seus colaboradores.
O Poder Legislativo está trabalhando com muita seriedade, responsabilidade e transparência para fomentarmos, o quanto antes, a retomada do crescimento da nossa economia, um trabalho que visa a abertura de novas oportunidades para todo o setor produtivo brasileiro.
Qual a mensagem, como deputado federal para que o empresário, empreendedor de nossa região do sul de minas mantenha o otimismo?
Minas é um estado que sempre foi capaz de superar as dificuldades, transformando os desafios em novas oportunidades, e agora não será diferente. Proporcionar a abertura de novos caminhos para sairmos fortalecidos da pandemia é um dos objetivos do Poder Legislativo Federal, que vem trabalhando dia e noite para atender às demandas de todos os mineiros e mineiras especializados na arte de empreender.
A retomada da economia depende de uma ação conjunta, entre toda classe política, empresarial e sociedade civil, uma parceira que já venceu inúmeras crises e beneficiou toda população mineira. Na Câmara dos Deputados, continuarei empenhado na construção de novas propostas que facilitem e desburocratizem a realização de futuros empreendimentos, um trabalho que além de gerar emprego e renda também reconhecerá o esforço e dedicação de todos os empreendedores mineiros.
Todos os direitos reservados © Moreira Cesar & Krepp Sociedade de Advogados 2022 | Desenvolvido por Inova House