Atualizado em 16/06/2020
Acompanhe a série de Entrevistas com empresários, formadores de opinião, políticos e autoridades que são referência em Pouso Alegre e região. Toda terça e quinta, aqui no MCK Notícias COVID-19.
A empresária Mariana Trevisan Puccini é diretora da Trevauto – Distribuidora de veículos Ford. A maior da região de Pouso Alegre, em veículos Ford, com 45 anos de existência.
A Trevauto é uma empresa sólida, verdadeiramente comprometida em oferecer produtos Ford e serviços excelentes. Trabalham continuamente em busca de atingir a satisfação e o encantamento dos clientes.
Quais os principais impactos experimentados pelo setor automotivo, especialmente as revendedoras de veículos 0km?
O maior impacto foi o fechamento e a sensação de medo do desconhecido. Fábricas Ford, fornecedores e toda cadeia produtiva foi interrompida. Em um mundo globalizado, fomos diretamente atingidos, com redução nas importações (veículos e peças) e aumento do dólar.
Tivemos desabastecimentos de veículos no showroom, atraso nas entregas de veículos já comercializados, assim como peças e acessórios.
Nosso cliente, receoso, reduziu consideravelmente sua presença física. Com todo esse cenário, nos vimos frente ao maior desafio, em 45 anos de vida existência: retornar com confiança e segurança, tanto para clientes, quanto equipe de funcionários, mantendo a saúde financeira da empresa.
Quais a principais práticas adotadas pela Trevauto para contornar a crise?
Na retomada, decidimos manter todo o quadro de funcionários, antecipamos algumas férias, reduzimos carga horária, investimos em treinamentos a capacitações e utilizamos os parcelamentos de alguns impostos.
Para continuar as vendas de veículos 0km, fizemos parcerias com outras concessionárias e mantivemos o foco em seminovos.
Ford entendendo o novo momento, adiou parcelas de financiamento, criou Programas: Compre sem sair de casa, onde o cliente faz todo o processo em sua casa, e o Ford Clean, onde adota ações inéditas para proteção da saúde dos clientes, tanto no carro, como nas concessionárias. Trevauto foi certificada e mantém rotinas de limpeza, higienização de móveis e superfícies, veículos do showroom e pós vendas.
Todos os atendimentos são agendados com intervalos maiores, para que não haja aglomeração.
Os veículos agendados, ao chegarem, são higienizados, e alguns pontos de contato, envelopados.
Um novo produto de desinfecção foi criado (Ford e 3M), para os veículos, com eficácia para Coronavírus, em que aplicamos em pelo menos 50 pontos de maior contato, no interior e exterior do veículo.
Tais ações geraram confiança de nossos clientes e, em tempos de pandemia, todos se conscientizaram, que ter seu próprio veículo, significa ter segurança.
Reforçamos nossas redes sociais, pois acreditamos que precisamos estar presentes onde o cliente está, sempre!
Quais os principais ensinamentos que a empresa tirou desse momento?
Claramente, a mudança de comportamento do consumidor, que já vinha demonstrando, nos últimos anos, tendência por compras online. Clientes estão bem informados e sabem muito bem o que querem, e principalmente, o que não querem!
Todo negócio deve ser voltado para a experiência do cliente ,que gera confiança e credibilidade.
Novos hábitos e valores estão sendo criados, e quando nos colocamos no lugar do outro, seja cliente, ou funcionário, nos tornamos mais fortes.
Qual a mensagem, conselho ou recado para o empresário?
Ser empresário nesse momento, é O GRANDE DESAFIO, que deve ser vencido com muita informação e conhecimento de sua empresa, e principalmente, de seu cliente.
Mantenha sua equipe unida, treinada e motivada. Como eu sempre digo: juntos somos mais!
Fé e esperança a todos!
Grande abraço
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