Atualizado em 09/07/2020
Acompanhe a série de Entrevistas com empresários, formadores de opinião, políticos e autoridades que são referência em Pouso Alegre e região. Toda terça e quinta, aqui no MCK Notícias COVID-19.
Sérgio Vieira Júnior e Rodrigo Moreira Vieira são empresários e estão a frente da Gráfica Novo Mundo, empresa de comunicação integrada que está no mercado há mais de 35 anos, sempre preocupada em oferecer o melhor atendimento e a melhor prestação de serviço no mercado gráfico.
A Gráfica Novo Mundo investe permanentemente nos melhores equipamentos, nas melhores pessoas e nos melhores processos. Produzem com excelência folders, catálogos, pastas, livros, revistas e embalagens para atender um mercado cada vez mais competitivo.
Possui equipamentos de última geração capazes de produzir serviços de alta qualidade aliados à entregas rápidas em toda região do Sul de Minas, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo.
1. Como a pandemia afetou o setor gráfico?
O setor já vinha sofrendo uma importante transformação em função da digitalização da comunicação e pelo aparecimento das mídias sociais. Isto causou um forte impacto na impressão de jornais, livros e revistas, além do mercado de propaganda que migrou seus investimentos em impressos para o Google, Facebook e Instagram. A pandemia acelerou este processo.
2. Quais as políticas e ferramentas adotadas pela empresa para atravessar este momento?
Passamos a olhar de perto nosso fluxo de caixa, enxugamos custos para nos adequar à nova realidade da receita e reduzimos momentaneamente nossos investimentos. Por um outro lado estamos trabalhando nosso CRM redirecionando esforços para estarmos mais presente na web e nas redes sociais.
3. Houve algum aprendizado?
Sempre há e dessa vez não foi diferente. Com o isolamento social passamos a usar mais ativamente nossas redes sociais e promover reuniões a distância com nossos clientes. Aprendemos que é possível manter esse relacionamento ativo mesmo dessa forma. Além disso buscamos entender qual a essência do nosso negócio. Num momento de escassez isso fica mais evidente.
4. Como vocês enxergam o mercado daqui pra frente?
Estamos nos redirecionando. Percebemos que o mercado de embalagens continuou ativo e a incorporação de tecnologia nos impressos pode abrir um campo importante de crescimento nos próximos anos. Teremos tiragens cada vez menores e com acabamentos especiais. Dessa forma o cliente aumenta o valor percebido do seu impresso o que contribui para maiores vendas.
5. Qual a mensagem de otimismo que poderia deixar para o empresário que está atravessando este momento?
Esta não foi a primeira crise que enfrentamos e nem será a última. Ela tem uma grande importância pois atingiu todos os segmentos de negócio no mundo todo. Como todas as outras ela vai passar e sairemos mais fortes do outro lado. Não tenha medo de enfrentar esses desafios pois é dessa forma que as oportunidades aparecerão.
Todos os direitos reservados © Moreira Cesar & Krepp Sociedade de Advogados 2022 | Desenvolvido por Inova House