O Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando a validade da lei 14.784/23, que prorrogou até 2027 a desoneração da folha de pagamentos para municípios e 17 setores da economia.
A lei permite que as empresas beneficiadas recolham a contribuição previdenciária com base em um percentual sobre a receita bruta, em vez de pagar 20% sobre a folha de salários. Essa medida visa reduzir os custos trabalhistas e estimular a geração de empregos.
O ministro Cristiano Zanin suspendeu os efeitos da lei até que seja demonstrado seu impacto orçamentário e financeiro. Cinco ministros já votaram a favor de manter essa suspensão.
A votação foi interrompida por um pedido de vista do ministro Luiz Fux, que tem 90 dias para devolver o caso ao plenário.
Entenda a questão:
O caso divide opiniões. Enquanto o governo questiona a constitucionalidade da lei, o Senado considera a ação “catastrófica” e defende o diálogo para solucionar a questão.
Quer entender melhor como essa decisão pode afetar a sua empresa? Entre em contato com o time de especialistas do MCK Advogados clicando aqui.
Todos os direitos reservados © Moreira Cesar & Krepp Sociedade de Advogados 2022 | Desenvolvido por Inova House