Existem diversos fatores que podem desencadear uma disputa societária, entre elas o excesso de convivência, opiniões divergentes sobre o negócio, dificuldades de comunicação e até mesmo a falta de confiança. Por isso, não é incomum que ocorram conflitos e, consequentemente, o fim da sociedade.
No momento em que a frequência dos desentendimentos aumenta, é inevitável que a empresa sofra consequências, como a demora na tomada de decisões e polarização da equipe, interferindo na sua imagem. São nestas situações que entra o mediador de conflitos para realizar a gestão de crise.
Conflitos e crises acontecem de forma imprevisível e o gerenciamento é necessário para a superação dessas dificuldades. A gestão de crise inclui ações que têm o objetivo de diminuir os impactos negativos que as divergências podem causar para a empresa.
Existe o pensamento comum de que a gestão deve ser feita após o acontecimento da crise. No entanto, ela deve ser implantada antes disso, justamente para prevenir possíveis problemas consequentes.
Dentro do processo de gestão de crise leva-se em conta os objetivos e o plano de negócio da organização. Além disso, ela segue os seguintes passos:
Realizar a avaliação dos pontos fortes e fracos da empresa, além da situação financeira e pessoal para possibilitar a listagem dos problemas e possíveis prejuízos.
Manter a gestão pessoal e a organização dos colaboradores, tomando iniciativas para evitar que estes departamentos sejam diretamente afetados.
A principal preocupação deve ser com a imagem da empresa no momento de conflito interno. Fazer o monitoramento da disseminação de notícias e manter o foco nos consumidores.
Por fim, o ponto mais importante de todo o processo: a comunicação, interna e externa. É preciso manter a colaboração e promover esclarecimentos.
A mediação de conflitos deve trabalhar de forma conjunta com a gestão de crise durante disputas societárias para auxiliar na resolução dos problemas e pendências entre os sócios.
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